Seguidores deste Blog.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

MINI – MATERNAL (A PARTIR DE 1 ANO E MEIO)

OBJETIVO
  • Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.
  • Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto-estima do aluno.

ATIVIDADES
•    Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.
•    Higiene Bucal apõe as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.
•    Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinha à boca.
•    Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.
•    Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes do corpo. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também se nomeia o corpo.
•    Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
•    Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
•    Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá jogá-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
•    Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
•    Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
•    Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
•    Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
•    Apresentação das cores.
•    Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
•    Contos de histórias curtas.
•    Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
•    Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
•    Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
•    O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
•    Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
•    Traçados simples: Coordenação Motora.
•    Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
1.    Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
2.    Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
3.    Permitir que a criança seja independente.
4.    Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
5.    Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
6.    Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
7.    Mante-la ocupada.
8.    Levar a criança a participar das atividades de grupo.

CARACTERÍSTICAS:
Aproximadamente 2 anos.
•    Egocentrismo.
•    Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
•    Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.

TIPOS DE BRINCADEIRAS:
•    Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
•    Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.

Nenhum comentário: